Eskolare

Como se preparar as para as aulas on-line em casa

Sabemos que preparar as aulas remotas vai muito além dos conteúdos que serão apresentados para os alunos. Os desafios vão desde prender a atenção dos alunos nas aulas até em como ter um ambiente confortável e tranquilo para planejar e dar as aulas.
  • Erick Moutinho
    Publicado por Erick Moutinho
    em 19/06/2020
  • Escolas

Sabemos que preparar as aulas remotas vai muito além dos conteúdos que serão apresentados para os alunos. Os desafios vão desde prender a atenção dos alunos nas aulas até em como ter um ambiente confortável e tranquilo para planejar e dar as aulas.

Assim como em qualquer ambiente de trabalho, a ergonomia (que pode ser entendida como a busca por ferramentas que otimizem as condições de trabalho de uma pessoa) precisa e deve estar presente na vida de todos os envolvidos no Ensino à Distância. Para as aulas online, é importante não só pensar na aula em si, mas também na qualidade da vida do professor no trabalho remoto e no acompanhamento dos conteúdos. Preparamos a seguir, 3 dicas para um bom home office:

1. Criar um ambiente adequado para a gravação ou realização das aulas

Por estar em um ambiente menos controlado que uma sala de aula presencial, muitas vezes o professor/profissional deixa passar despercebido o cuidado com itens básicos, como a distância entre a cadeira e o computador, por exemplo.

Algumas dicas importantes a esse respeito são: o cuidado com o conforto da cadeira em que irá ministrar a aula (pois ficará bastante tempo sentado nela), a distância entre a câmera e o seu rosto, a iluminação do ambiente em que a aula é ministrada e do quadro, quando este for utilizado, um bom equipamento de captação de áudio (pode até mesmo ser um fone de ouvido com microfone, desde que sua voz esteja alta e clara durante a aula), e o principal, ferramentas que garantam a eficiência da sua rede, pois se a internet estiver instável a informação pode chegar distorcida para os estudantes caso seja online ou atrasar o envio de uploads quando forem atividades gravadas.

2. Buscar novas tecnologias como auxílio no processo de Ensino

Estamos no meio de uma pandemia e ninguém precisa reinventar a roda todo dia para conseguir trazer aulas interessantes e didáticas. Atualmente existem muitas ferramentas disponíveis até gratuitamente que permitem melhorar a experiência do aluno.

Algumas tecnologias que acabaram se tornando indispensáveis são o compartilhamento de tela, que permitem que o estudante veja a execução de um slide ou a resolução de uma conta matemática ao mesmo tempo em que vê o professor, evitando que o estudante perca esse contato visual rico com o professor, e a criação de ambientes virtuais que permitem tanto a interação entre os presentes (permitindo a criação de debates, ou de tarefas em grupo, por exemplo) quanto o controle por parte do professor quanto ao número de pessoas e acessos bem como da segurança das informações passadas (apenas convidados a entrar na sala podem participar e ter acesso ao conteúdo).

Essa parece uma realidade distante para muitos professores, mas estamos num momento mais que apropriado para a busca dessas novas ferramentas. Ela se faz necessária e presente agora, mas certamente será mais ainda futuramente. Não se intimide e, tendo, dúvidas, pergunte, busque auxílio, mas não deixe de se permitir encontrar novos caminhos.

3. Cuide da sua saúde emocional

O profissional da educação já vivia constantemente um paradoxo: ao mesmo tempo em que é visto como aquele responsável pela mudança do país, pela instrução de futuros líderes, também é, não raramente, negligenciado em suas condições de trabalho. Agora, temos além do papel desafiador de buscar meios para trazer boas aulas online, uma crise de saúde que traz números tristes e preocupantes. É muito importante que nesse momento o professor entenda que assim como é difícil para ele, também é difícil para o estudante, que precisa aprender a usar essas novas ferramentas, a controlar a atenção, aprender a focar, usar os recursos às vezes ineficientes que possui para poder continuar os estudos, enfim, uma série de condicionantes que fazem esse momento ser bastante delicado para todos.

Alguns pontos de atenção nesse momento são: perceber e evitar o sentimento de culpa sobre toda essa nova situação, seja sobre a dificuldade em lidar com novas tecnologias, seja por perceber os estudantes dispersos, seja pela dificuldade em lidar com os pais que se fazem mais necessários nesse momento. Seja generoso consigo mesmo e perceba que tudo faz parte de um processo e leva tempo, para você e para o os outros envolvidos também.

Outro ponto importante é criar meios de controle de tempo, pois se isso não acontecer é provável que chegue à exaustão mental em pouco tempo. Lembre-se que agora, além de preparar os conteúdos, é necessário repensar os recursos didáticos, a aproximação de outros fatores além dos estudantes e toda a questão tecnológica envolvida nisso. Por fim, não se esqueça de prestar atenção ao seu corpo: faça alongamentos antes e depois das aulas e procure dormir sempre no mesmo horário (a rotina do sono é tão poderosa quanto a da vigília, acredite!).

E para você? Como tem sido trabalhar em casa? Para montar um ambiente bacana para trabalhar e fazer suas aulas remotas, garanta os produtos da Multilaser disponíveis na loja da Eskolare! Na loja você encontrará além de produtos para seu home office, outros itens necessários para o “novo normal”. Confira!

Compartilhe:

Últimos artigos

Newsletter

Increva-se para receber nossos artigos e novidades antes de todo mundo.

Nome completo
E-mail
  • Eskolare
  • Eskolare

  • Sobre
  • Carreiras
  • Newsroom

Prêmios e reconhecimentos

selo de associado da associação brasileira online to offline
selo de membro da aws edstart
selo de residente do cubo
Copyright © 2021 Eskolare Negócios Digitais Ltda. Me - CNPJ: 28.180.616/0001-00
Endereço: Alameda Vicente Pínzon, 54 - Vila Olímpia, São Paulo/SP, CEP 04547-130