Centro Lumi: educação especial e pioneira em muitos sentidos
O Centro Lumi é uma escola de educação especial individualizada, que há 20 anos ensina sobre dar grandes passos na direção da inclusão e também é exemplo de digitalização e inovação.
- Publicado por Gabriela Gabassi
em 18/11/2022
O Centro Lumi é uma escola especializada em alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), criada em 2002, pela pedagoga Adriana Moral e pela psicóloga Estela Shimabukuro. A escola surgiu a partir da demanda de educação voltada para estas crianças e da necessidade de se criar um espaço específico e adaptado para a aplicação de atividades necessárias para esse contexto de ensino. O Lumi hoje tem 3 unidades de ensino, que têm como abordagem o Programa TEACCH aliado a ABA.
O Programa TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children – Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação) tem como objetivo principal auxiliar as pessoas com autismo a atingir a fase adulta com o máximo de independência e funcionalidade. Já o ABA (Applied Behavior Analysis – Análise do Comportamento Aplicada) é uma abordagem da psicologia que é utilizada para conhecer e desenvolver formas para resolver problemas socialmente relevantes. É uma ciência que procura observar, analisar e também explicar a associação que existe entre comportamento, ambiente e aprendizagem.
Diante disso, o Centro Lumi ocupa uma posição de pioneirismo desde a sua criação, pois, infelizmente, a inclusão e a acessibilidade de pessoas com autismo ou outras necessidades ainda são uma dificuldade para a maioria das escolas brasileiras. Como consequência desse posicionamento pioneiro, o Lumi também se preocupa em digitalizar e inovar seus processos, centralizando as atividades e relacionamento com as famílias, para garantir o funcionamento de todo o seu ecossistema. Foi a partir desta realidade que a relação com a Eskolare começou.
Apesar de aproximações realizadas em 2020, foi em 2022 que as relações se estreitaram. A partir desse reencontro, o Lumi pôde perceber que centralizar as suas vendas e entregar para as famílias uma experiência unificada poderia ser uma proposta de grande valor. Diante disso, logo de início, já fechou a criação da sua loja online e disponibilizou para venda as saídas pedagógicas. Nos próximos meses, também disponibilizará para venda online os uniformes, os materiais didáticos e as mensalidades.
Desse modo, as famílias poderão consumir todos os produtos e serviços relacionados à educação das crianças em um único local, gerido e controlado pela equipe do Lumi, que seguirá garantindo a qualidade, a confiabilidade e a transparência nos processos. Para a diretora, Adriana Moral, a experiência de trabalhar com a Eskolare até agora tem sido excelente, pois tem possibilitado uma maior facilidade na experiência de compras para os pais, por conta das opções de pagamentos disponíveis e do modelo da plataforma. Além disso, também tem tido um efeito muito positivo para a equipe administrativa, principalmente por simplificar os processos de gestão do Lumi.
Para a Eskolare, é uma alegria ter entre nossos parceiros uma escola com esse modelo, pois acreditamos na educação inclusiva, feita e pensada por e para todas as pessoas. Seguiremos trabalhando para possibilitar que qualquer produto, serviço e modelo educacional possam ser vendidos e consumidos, entregando personalizações e atualizações que nos mantém como a única plataforma de venda totalmente pensada para o mercado educacional. Estar ao lado do Centro Lumi, nesse caminho, é um privilégio e um aprendizado para nós. Seguiremos juntos, sempre por mais!
Compartilhe:
Newsletter
Increva-se para receber nossos artigos e novidades antes de todo mundo.